quinta-feira, 1 de março de 2012

Bem vindo à Holanda!!!


10 comentários:

  1. Sobre o vídeo "Holanda", acho que muitas vezes uma família sonha, 'idealiza', uma criança perfeita para ser seu filho e quando se depara com uma necessidade especial, seja ela qual for, não somente a Síndrome de Down, mas as vezes a falta de um braço, ou uma perna, surdez, cegueira... a família já pensa nas coisas negativas que, tanto a família quanto o portador desta necessidade terá que enfrentar.
    Acabam pensando tanto nas coisas negativas, que não prestam atenção nas coisas boas trazidas por aquela pessoa, a superação do dia-a-dia, o amor que existe e os bons momentos. Se a gente chegar um pouco mais perto do nosso dia-a-dia, as vezes temos um probleminha qualquer, uma conta atrasada,uma briga com uma pessoa qualquer ou algo que não podemos ter naquele momento, e as vezes perdemos as coisas boas de todo um dia, as vezes até mesmo de uma semana inteira, por aquele problema que na verdade não é tudo, para deixarmos de aproveitar a vida só porque tudo não está perfeito do jeito que queremos. E assim deve ser o sentimento de um pai ou mãe de uma pessoa com certas necessidades, mas temos que ver, que mesmo essa pessoa precisando de mais cuidados, ela precisa viver, e ter bons momentos. Não pense que porque alguém é cego, não vai conseguir enxergar a beleza das coisas. Ou um surdo não vai conseguir escutar tuas palavras. Ou que um cadeirante não vai conseguir trabalhar e ter uma vida. Todo mundo tem desafios na vida, as vezes as pessoas consideradas "normais", talvez tenham desafios enormes assim como um cadeirante tem, mas nem por isso vamos jogar a felicidade ao vento. Ser capaz, não é conseguir, mas tentar!

    E para quem acha que um deficiente não pode aproveitar a vida e ser feliz, deixo aqui um link que conta a história de um humorista, que é cadeirante. Bem no final tem um link, para um vídeo muito legal do humorista. Assistam! Bjs Laura Aguirre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://deficientealerta.blogspot.com/2011/09/flavio-chato-historia-de-vida-contada.html

      Excluir
  2. Eu achei o vídeo ótimo, pois ele mostra a realidade de muitas famílias de uma forma diferente e delicada.
    O vídeo mostra que todos nós sonhamos com o nascimento de uma criança perfeita, saudável e então idealizamos uma viagem para a "Itália" como mostra o video.
    Mas quando o fim da viagem termina, acabamos nos deparando com a Holanda, ou seja uma criança "deficiênte". Todos sabemos que não é fácil lidar com esta situação pois existe preconceito, dificuldades ... Mas não devemos achar que é o fim do mundo, pois a vida continua.
    Devemos enchergar como uma nova experiência, devemos conhecer os seus pontos positivos, aprender a lidar com essa nova situação.
    Porque todos nós temos deficiências algumas graves e outras nem tanto, devemos aprender a aceitarmos uns aos outros pois ninguém é igual à ninguém e muito menos perfeitos.

    Essa foi minha contribuição!
    Beijos Ariadne Trindade

    ResponderExcluir
  3. Oi, Meninas! Oi, Cássia!

    Numa disciplina da especialização em Tecnologias na Educação, nós refletimos sobre Inclusão e Tecnologias Assistivas. Desenvolvemos um seminário online a partir do tema Síndrome de Down com bastante capacidade de interação! Foi um tempo de muitas aprendizagens pra mim, pude ler e interagir com muitas pessoas que são pais e mães de crianças deficientes... um artigo de Gil Pena, em especial, me chamou a atenção:
    “A deficiência intelectual em indivíduos com síndrome de Down é consequência da privação cultural, não uma determinação genética”.
    Em linhas gerais, diz que ao receber a notícia sobre o filho com SD a família já se "prepara", com pessimismo, para estimulá-lo, pois no "momento em que o fato é comunicado aos pais, predições prognósticas pessimistas em relação ao desenvolvimento intelectual e saúde em geral são incluídas na informação oferecida".
    Vale a pena ler todo o artigo: http://goo.gl/3D76o
    Aqui está o nosso site: Olhares Além da SD: http://goo.gl/tHzBZ

    Tô adorando poder aprender e compartilhar neste espaço com vocês tb! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu achei que esse video mostra a realidade. Muitas pessoas planejam ter filhos ,mas até chegar aos nove meses é uma viagem,mas quando chega aos sete meses descobre que seu filho tem alguma deficiencia essa viagem acaba antes de terminar. Muitas mãe abortam outras não, seguem até o fim dessa viagem
    elas superam tudo pelo filho para elas que seguem até o fim o filho não tem nem uma deficiencia só mudam os planos. Carla Lisiane 31 b

    ResponderExcluir
  5. Esse vídeo realmente me emocionou muito , e é um exemplo de como muitas vezes esperamos as coisas e as vezes não são como esperávamos , assim como a viagem , que seria para a Itália , e o avião foi pousar na Holanda , acontece com as gestantes , que esperam que seu filho seja uma criança saudável , mas em alguns casos descobrem que a criança tem alguma deficiência , e terão que aprender a lidar com isso.
    Creio que cada pessoa que assistir realmente entenderá a mensagem que ele quer passar , pois esse vídeo mostra isso de uma forma tão simples e tão compreensível.

    Espero ter contribuído !!

    Amanda Soares - 31B

    ResponderExcluir
  6. O vídeo em que vimos mostra toda a espera por um filho de uma forma diferenciada. Uma mãe ao engravidar, o que ela quer é que esse filho sege uma criança saudável, mas nem sempre é aquilo que queremos. Ao chegar à hora do nascimento, a criança em que esperamos com saúde é uma criança com "deficiência". A mãe no primeiro momento se sente frustrada, mas como o amor de mãe está acima de tudo logo em seguida toma consciência de que um filho seja do jeito que for não deixa de ser importante para os pais e percebe que uma criança especial só recebe uma mãe especial.

    Beijos! Cristiele Bulling.

    ResponderExcluir
  7. Eu achei esse vídeo muito interessante e criativo , porque ele mostra de um jeito bem inovador como acontece quando a pessoa espera por algo , que no caso a mãe que espera que seu filho seja saudável , e em alguns casos não é isso que acontece.
    O exemplo da viagem , que teria como destino a Itália , mas que foi parar na Holanda , mostra bem isso , que as futuras mães esperam uma coisa , mas nem sempre é aquilo que elas esperavam.
    Claro que não é a mesma coisa a pessoa querer ir para a Itália e parar na Holanda , por isso a pessoa terá que aprender a aproveitar o que existe lá , assim como a mãe , que terá que aprender a lidar e tomar todos os cuidados
    necessários com aquela criança.

    Gabriela Soares - Turma 31B

    ResponderExcluir
  8. O VÍDEO MOSTRA QUE NEM TUDO O QUE PLANEJAMOS SAI COMO O ESPERADO,MAS O MESMO NOS ENSINA A ADAPTARMOS A REALIDADE DA VIDA.
    A CRIANÇA TENDO OU NÃO ALGUMA DEFICIÊNCIA MERECE TODA A ATENÇÃO....



    BRUNA CRUZ E DANIELE PADILHA

    31B

    ResponderExcluir
  9. Esse vídeo mostra a realidade de muitas famílias hoje em dia.
    Ele é muito bom para abrir a cabeça das pessoas, pois na maioria das vezes ao invéz de tentar ao menos superar e buscar novas coisas eles ficam parado no tempo.

    ResponderExcluir